PASSADO E PRESENTE
Se for para fazer um comparativo, é bem possível que consigamos voltar no tempo sem, necessariamente, retornar ao passado. Parece complicado mas não é.
AVALIAÇÃO
Isso seria uma espécie de auto-análise, onde é possível praticar, ou voltar a fazer, o que pode ter ajudado na transformação de nossa vida.
AVALIAÇÃO
É bom deixar claro que isso só tem sentido para quem aprendeu a viver passando por dificuldades ou então fez das adversidades, referência para chegar onde está hoje.
FORMAÇÃO
Independente do que cada um de nós se transformou , passando por cada um dos ciclos naturais da vida, para alguma coisa serviu o que fizemos, enfrentamos e praticamos nos dias atuais
CADEIA
Vamos pegar, por exemplo, o ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela, que passou um ano recolhido à mesma cela em que esteve recluso durante quase 30 anos como preso do regime de seu país.
RETORNO
Mandela voltou ao cárcere e foi lá dormir junto com muitos companheiros de cativeiro (os que ainda não tinham morrido depois de libertados e os que não tombaram quando estavam aprisionados) para se aprofundarem numa reflexão sobre aquele período despedaçado de suas vidas.
"PROVA"
Não deixa de ser um exercício de humildade retornar mentalmente a um passado que, embora doloroso, possibilitava recordações de como suportar um cativeiro em condições mínimas de sobrevivência.
OPÇÕES
Para o ano que vem, tenho essa meta de realizar experiências passadas, seria como um, digamos, balanço espiritual da minha vida. Por exemplo, vou tirar um dia para vender picolé, o que fiz por quase um ano na infância, no primeiro emprego que tive em minha vida.
OPÇÕES 2
Se conseguir um dono de farmácia que permita, vou trabalhar uma tarde de atendente no balcão. Talvez ainda consiga decifrar as receitas pela fórmula dos medicamentos, coisa que fiz por mais de um ano.
OPÇÕES 3
Se nos dias atuais ainda for como nos anos 80, quando a letra dos médicos era de doer os olhos, não vai ser uma empreitada muito fácil, mas sempre tem um colega para ajudar e tudo se resolve de boa.
OPÇÕES 4
Desde já também me ofereço para trabalhar um período como operador de áudio em uma rádio. Essa promete ser uma aventura mais difícil, nem sei se ainda existe rádio com mesa de som. Hoje é tudo moderno, na base do computador.
SERIEDADE
E não pensem que estou brincando. A conversa é séria. Será uma maneira interessantíssima de regressão, uma forma de recordar vidas passadas dentro da própria vida.
COMPARATIVO
Não se comparando a Mandela, mas seguindo seu raciocínio, é um método intrigante de eu comparar o que fui e o que sou, o que por certo irá ajudar a deixar de reclamar dos incômodos de hoje.
COMPARATIVO 2
Eles com certeza foram bem intensos no passado, mas não interferiam em absolutamente nada. Eu sempre achei que àquela época era extraordinária, me trazia felicidade e prazer pelo simples de fato de estar ocupando o tempo trabalhando e ganhando dinheiro.
REALIDADE
Não tenho dúvida que esse retorno no túnel do tempo vai me ajudar a me considerar mais feliz agora. Justamente por entender que o passado é referência para que possamos no presente agir com cautela, prudência e sensatez.
REALIDADE 2
É como um carro que tem retrovisor e para-brisa. O vidro do retrovisor é bem menor que o do para-brisa, devido a um entendimento simples. Vidro pequeno referência, vidro grande um horizonte gigantesco à sua frente.
OBJETIVO
Imagino que essa era a sensação que Nelson Mandela procurava. Reencontrar uma serenidade perdida. É fácil ficar sem rumo quando se faz escolhas erradas, principalmente àquelas que deixam marcas, cicatrizes, difíceis de serem curadas.
AVALIAÇÃO
A vida para todos nós se resume no esplendor que deixamos de ser pelo que nos fugiu, e inegavelmente às vezes vem uma tristeza quando conseguimos nos reencontrar.
MAIORIA
E assim, neste balanço de dificuldades e glórias, tenho certeza de que todos os leitores que se identificam com a crônica de hoje, fariam tudo novamente igual se fosse dada a oportunidade de recomeçar.
MAIORIA 2
Está é a verdadeira consciência: a de que valeu a pena ter vivido. Porque a vida nada mais é do que o curso inevitável e escalonado do destino, impossível de ser contornado.
Mín. 21° Máx. 31°
Mín. 22° Máx. 33°
ChuvaMín. 22° Máx. 36°
Chuvas esparsas