RENOVAÇÃO
Rondônia terá uma nova fase em gestão municipal, combinando continuidade e renovação nas prefeituras. Das 52 cidades do estado, 27 prefeitos foram reconduzidos aos seus cargos, enquanto 25 municípios terão novos gestores.
RENOVAÇÃO 2
Entre os prefeitos que não buscaram a reeleição, 18 já estavam em seus segundos mandatos. Dois prefeitos optaram por não disputar um novo mandato e 05 não foram reeleitos.
CONFIANÇA
A Associação Rondoniense de Municípios destaca que a recondução de 27 prefeitos aos seus cargos evidencia a confiança dos eleitores em suas gestões.
ESPERANÇA
Os prefeitos eleitos pela primeira vez terão grandes responsabilidades ao assumir a administração municipal. Eles precisarão se familiarizar rapidamente com a realidade financeira e social de suas cidades, ao mesmo tempo em que deverão atender às expectativas da população por melhorias nos serviços públicos.
CRISE HÍDRICA
A Eletrobras vem realizando uma série de ações para enfrentar o agravamento do cenário hidrológico no período seco e garantir a normalidade no fornecimento de energia nos Sistemas Acre-Rondônia.
PREVENÇÃO
As iniciativas visam evitar a paralisação das UHE de Jirau e Santo Antônio. Para isso, a empresa antecipou para quarta-feira (02) a energização de um dos dois novos Bancos de Reatores na SE Coletora Porto-Velho.
HÁ 2 MESES
A ESBR-Jirau já havia realizado, com sucesso, a transferência de um reator de barra para a subestação. A instalação desse tipo de reator é uma solução técnica que permite uma resposta mais rápida e eficiente às variações de carga que podem ocorrer durante a operação conjunta das usinas.
REDUNDÂNCIA
Isso é possível porque ele funciona com um stand by, propiciando ao sistema a segurança necessária para operar e suportar os desafios impostos pela seca sem interrupção do fornecimento.
MEDIDA
A decisão de antecipar a operação foi tomada pela empresa em conjunto com a Aneel e o ONS. No próximo mês de novembro será energizado o segundo reator, que completa as ações estratégicas que reduzem o risco de paralisação das usinas.
MEDIDA 2
Outra iniciativa da Eletrobras para reduzir o risco de paralisação foi a realização de estudos para operação de Jirau com o Back-to-Back na condição stand alone, sem a UHE Santo Antônio, além das alterações de controle necessárias para que essa operação fosse possível.
INTEGRAÇÃO
O sistema Back-to-Back permite a integração de redes que operam em diferentes frequências, garantindo que a energia gerada em fontes diversas seja compatível com o sistema de transmissão.
SOZINHO
Além disso, na condição stand alone, o sistema opera de forma autônoma, sem depender de outras redes, o que oferece maior flexibilidade e confiabilidade na operação.
ESTABILIZAÇÃO
Essa independência é especialmente importante em estações coletoras, pois elas conectam diversas fontes em áreas mais remotas. Além disso, o Back-to-Back facilita a estabilidade e o controle do fluxo de energia entre a estação e a rede, evitando sobrecargas e interrupções no fornecimento.
NECESSIDADE
“Os desafios impostos pelo cenário hidrológico adverso estão se agravando nos últimos anos, exigindo ações estratégicas da empresa, sempre associadas às orientações e exigências dos órgãos regulatórios”. A afirmação é do vice-presidente de engenharia de expansão da Eletrobras, Robson Pinheiro Rodrigues de Campos.
SENAI
Sete novas consultorias por meio do Programa Brasil Mais Produtivo foram autorizadas a serem executadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-RO).
SENAI 2
O programa tem por objetivo melhorar a produtividade de micro e pequenas indústrias em seu processo produtivo por meio da Manufatura Enxuta e da Eficiência Energética. A iniciativa identifica desperdícios e acompanhar a implementação de um plano de ação para eliminá-los.
SENAI 3
O programa destina-se a micro, pequenas e médias empresas, sendo 100% subsidiado para as micro e pequenas e subsidiado em 70% para as médias.
SENAI 4
Estão aptas a participar do B+P as empresas com CNAE industriais, primário e secundário e que disponham de mais de cinco empregados.
VISITA
A equipe do Núcleo Psicossocial de Colorado do Oeste fez uma visita técnica ao projeto Abraço, referência nacional como grupo reflexivo para homens que cometeram violência doméstica.
ACOMPANHAMENTO
Psicólogos e assistentes sociais da comarca acompanharam uma das dinâmicas semanais aplicadas ao grupo, que teve pena substituída por reuniões de cunho reflexivo, no sentido de conscientizar a não reincidir em práticas machistas e sexistas que levam a episódios de violência contra a mulher.
CONTINUIDADE
A visita dá continuidade à uma formação que foi aplicada em julho a todos os NUPs do estado, realizada pela Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça de Rondônia. As intervenções grupais ou individuais são voltadas, principalmente, a homens autores de violência contra as mulheres.
PRÊMIO
Recentemente a comarca foi reconhecida pelo prêmio Viviane do Amaral, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) pela boa prática “Por elas, por nós: processos dialógicos com comunidades inteiras”, coordenado pela juíza Míria Nascimento.
Mín. 22° Máx. 30°
Mín. 22° Máx. 36°
Tempo nubladoMín. 22° Máx. 36°
Chuva