ESCOLA INTEGRAL
Rondônia registrou um avanço significativo na adesão ao novo ciclo do Programa Escola em Tempo Integral (ETI), com 27 municípios — 51,9% do total do estado — já confirmados para o período 2024-2025.
MEC
O boletim foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) na última quarta-feira, 11, e mostra a mobilização dos municípios rondonienses em prol da educação em tempo integral, uma estratégia importante para o desenvolvimento da educação básica no estado.
FEDERAL
O programa, coordenado pela Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, visa expandir a oferta de matrículas em tempo integral desde a creche até o ensino médio, abrangendo também estudantes com deficiência, de comunidades quilombolas, do campo e indígenas.
NO ESTADO
Em Rondônia, a adesão de mais da metade dos municípios destaca o compromisso local em assegurar uma educação de qualidade, com mais oportunidades para os alunos passarem mais tempo em atividades educativas e socioeducativas.
ATÉ MÊS QUE VEM
Os municípios que ainda não aderiram ao ETI têm até 31 de outubro para formalizarem sua inscrição no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec).
AUXILIO
O MEC tem oferecido suporte técnico para facilitar o processo, com plantões de assistência e apoio às redes de ensino estaduais e municipais que desejam participar.
APOIO
A adesão voluntária ao ETI é essencial para que as redes de ensino de Rondônia possam acessar os recursos financeiros destinados à criação de matrículas em tempo integral, garantindo mais qualidade na formação dos estudantes.
VALOR
O investimento nacional previsto para esse novo ciclo é de R$ 4 bilhões, com a meta de alcançar, até 2026, cerca de 3,2 milhões de matrículas em tempo integral em todo o Brasil.
APOIO DA AROM
A Associação Rondoniense de Municípios (AROM) reforça que a adesão ao programa é uma oportunidade para garantir o acesso aos recursos e investimentos que podem transformar a educação local.
SABATINA
A REMA TV começou na noite de ontem a sabatina com os candidatos a Prefeito de Porto Velho. Ricardo Frota do partido NOVO, foi o primeiro entrevistado pelo ordem do sorteio realizado com os assessores na sede da televisão.
SABATINA 2
Ricardo falou sobre educação, saúde, segurança, saneamento básico, mobilidade urbana e geração de emprego. Um dos pontos mais focados pelo candidato foi a questão da concessão do serviço de água na capital.
SABATINA 3
Frota destacou a péssima qualidade no atendimento para a população e enfatizou que sendo eleito vai cancelar o contrato que o município tem com a CAERD. O candidato citou outras cidades do estado que, segundo ele, melhoraram significativamente a prestação do serviço após a iniciativa privada tomar conta da distribuição de agua para a população.
SABATINA 4
Junto comigo na bancada, questionando o entrevistado, esteve o jornalista Sérgio Gomes. Na noite de hoje, o entrevistado será o candidato Benedito Alves, do partido Solidariedade. A sabatina começa às 21 horas no canal 5.1, em tevê aberta, e também pelo Youtube da REMA TV.
SUSTENTABILIDADE
Mais de 530 famílias serão beneficiadas com o novo sistema de energia solar instalado na comunidade Bauana, localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Uacari, no município de Carauari (distante a 787 quilômetros de Manaus), interior do Amazonas.
PRODUÇÃO
A partir da instalação do sistema, será possível o funcionamento de duas miniusinas para produção de óleos de andiroba e murumuru, buriti, açaí, e outros produtos da bioeconomia amazônica.
ESTRUTURA
O sistema solar possui 80 painéis e 32 baterias de lítio. Além do Bauana, o sistema beneficiará outras 10 comunidades, entre a RDS Uacari e a Reserva de Extrativista (Resex) Médio Juruá.
INICIATIVA
O sistema de energia é fruto do projeto “Sempre Luz”, realizado entre a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) e a multinacional brasileira UCB Power. Em 2021, a mesma iniciativa levou abastecimento para aproximadamente 130 pessoas da comunidade ribeirinha Santa Helena do Inglês, distante a 64 quilômetros de Manaus.
OSCILAÇÃO
O local sofria com constantes interrupções de energia e, após o projeto, passou a ter o fornecimento de eletricidade 24 horas. A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia.
UCB POWER
A UCB Power é uma das principais marcas de soluções de armazenamento de energia no Brasil e na América Latina. Com mais de 50 anos de atuação no mercado, a empresa manufatura eletrônicos e proporciona agilidade operacional.
BATERIAS
A UCB Power fornece baterias estacionárias, baterias portáteis para celulares e laptops, baterias para mobilidade elétrica, além de soluções de segurança antivandalismo.
RONDÔNIA
Aqui no Estado, a Energisa já desenvolve um trabalho semelhante em comunidades indígenas e ribeirinhas. Pessoas que nunca tiveram luz em casa, já são atendidas com usinas de placas elétricas com autonomia para até 3 dias.
Mín. ° Máx. °
Mín. ° Máx. °
Mín. ° Máx. °